UMA VISÃO CRITICA RADICAL DE UM MUNDO RIDICULARMENTE IMORAL

SER COMPASSIVO É SUBVERTER-SE AO SISTEMA

domingo, 2 de agosto de 2009

UMA REUNIÃO DE IGREJA DIFERENTE

Quando se fala de reunião de igreja, pensa-se sempre que vai ser um saco. Todos chegando com a Bíblia debaixo do braço e fazendo orações para tudo que é santo, pedindo benção, abençoando, dando glória...
- Vamos rezar um terço antes de começar a reunião. Uma dezena para a Dona Maria que se recupera de uma cirurgia que sofreu na semana passada. Outra dezena para o Seu José que está convalescendo no hospital.
- Todos de mãos dadas... Agora vamos cantar um “cântico”.
- PÁRA...

É bom orar para os doentes, para os pobres, para os menos favorecidos. Mas hoje eu quero falar de uma reunião de igreja diferente:

Todos trazem um sorriso no rosto. Nas mãos um refrigerante e uma sacola de pão. Um pedaço de carne para o churrasco. Um abraço de carinho e de confraternização e uma vontade imensa de ser feliz. Deus com certeza vibrando no peito de cada um querendo estampar sua divindade na obra de sua criação.

- De mãos dadas sim, para cantar a amizade que se iniciou por obra de Deus, num encontro de disponibilidade, voluntariado e entrega.
“Agora vamos cantar um canto que lembra o meu primeiro encontro com a Cida. Foi folclórico o nosso início de namoro. Foi Deus que fez ela me escolher. (Só por Deus). Canta aí professor!!”
- Eu também quero contar a minha história: “Contemplando o anoitecê, vendo o céu escurecê, eu fico oiando prá tráis, vejo lá longe o passado, o estradão que eu tenho andado, que não vorta nunca mais...”

Momentos de recordações, de experiências, de vida, de amizade, de saudades. Isto é a igreja que eu quero pregar. Uma Igreja rica de sentimentos, transbordando na vontade de ajudar o outro. Não quero pregar uma igreja cheia de dogmas, de “nãos”, de regras. Quero pregar uma igreja cheia de modelos de alegrias, exemplos de casamentos eternos com Deus, exemplos concretos de partilha, solidariedade e respeito ao dom da vida e do “livre arbítrio”.
Quero ser evangelizador, para levar palavras de amor e de esperança, para as pessoas que ainda não conquistaram a sua independência existencial. Quero ser transmissor da energia, que cura os doentes do mundo moderno. Quero ser um emissor de energia da paz!

Que bom se pudéssemos nos reunir sempre para falar de coisas boas ou fúteis, mas que nos levasse a repensar a família, o casamento, as lembranças da vida, o dia a dia do trabalho.

Que bom falar dos sonhos, das conquistas, dos mistérios da vida a dois. Que bom falar...

Eu recebi na minha casa hoje os amigos da igreja. E falamos de muitas coisas, inclusive de Deus.